Participação do cidadão e atuação parlamentar: o caso do Serviço 0800 do Senado Federal

Autora: Márcia Yukiko Matsuuchi Duarte

Ano: 2003

Instituição: Universidade de Brasília - Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado

Este estudo analisa o uso político pelos Senadores da República do Brasil, das opiniões, críticas e sugestões enviadas pelo cidadão por meio do Serviço 0800 – A voz do Cidadão do Senado Federal. O objetivo é identificar se a existência desse canal de comunicação propicia uma comunicação dialógica entre representantes e representados, contribuindo para a (re) adequação das práticas políticas, fomentando a participação do cidadão nos processos de discussão e deliberação das questões públicas, e por conseqüência, fortalecendo a prática democrática.

A pesquisa empírica exploratória utilizou como estratégia o método qualitativo, por meio do exame de documentos referentes ao assunto e entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados baseou-se na identificação do processo que envolve recebimento, seleção e uso da informação pelo Gabinete Parlamentar.

A identificação de um complexo sistema para o tratamento das mensagens enviadas pelo cidadão, a presença de gatekeepers nesse processo e a existência de modelos próprios de fluxos da informação são algumas das descobertas deste trabalho, que procurou contribuir para os estudos da área de Comunicação Política no Brasil.

Link para o trabalho