Livros

Políticas de Comunicação e da Cultura: contribuições acadêmicas e intervenção social

livro_NB

Autores: Nelia R. Del Bianco, Murilo César Ramos, Francisco Sierra Caballero e Juan Antonio Galindo (orgs)

Ano: 2010

Editora: Brasília: Casa das Musas,

Resumo: Políticas de Comunicação e da Cultura: contribuições acadêmicas e intervenção social reúne textos apresentados por pesquisadores brasileiros e espanhóis durante V Colóquio Brasil – Espanha de Ciências da Comunicação (2008), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e pela Asociación Española de Investigación en Comunicación – AEIC em parceira com a Universidade de Brasilia. Organizado em cinco eixos temáticos, o livro traz contribuições fundamentais para compreensão de questões atuais na pesquisa em comunicação: indústrias culturais, produção de conteúdo e digitalização; comunicação e desenvolvimento; movimentos sociais, cidadania e comunicação; diversidade cultural e realidades regionais; e estratégias de comunicação nas organizações públicas e privadas. Para cada eixo temático há um comentário com a finalidade de dar contexto às principais idéias defendidas pelos autores no conjunto dos textos de modo a articula-las para ampliar sua compreensão.

LUSOCOMUM: Transparência, Governança, Accountability e Comunicação Pública

Lusocom

Autores: Fernando Oliveira Paulino  e Etti Ali

Ano: 2009

Editora: Brasília: Casa das Musas, 2009

Resumo: A publicação, que conta com artigos de especialistas em Comunicação Pública de países de língua portuguesa (Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde), é resultado de seminário internacional realizado pela Coordenação do Curso de Pós-graduação em Assessoria em Comunicação Pública do IESB, com apoio do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, Imprensa Nacional e Instituto Camões/Embaixada de Portugal.

Questões emergentes de Comunicação

Autores: Elen Geraldes e  Liliane M.M Machado (orgs)

Ano: 2009

Editora: Brasília: LGE

Responsabilidade Social da Mídia: Análise conceitual e perspectivas de aplicação no Brasil, Portugal e Espanha

Autor: Fernando Oliveira Paulino

Ano: 2009

Editora: Brasília: Casa das Musas

Resumo: A publicação é resultado de doutorado do autor baseado em estudo conceitual e pesquisa aplicada sobre a Responsabilidade Social da Mídia, políticas de comunicação e formas de Prestação de Contas no Jornalismo. Para isso, o autor entrevistou jornalistas, empresários e representantes de organizações não-governamentais nos três países.

Rádios comunitárias no Brasil e na França: democracia e esfera pública

Radios

Autora: Sayonara Leal

Ano: 2008

Editora: Aracaju: Editora UFS.

Resumo: Livro trata da relação entre rádios comunitárias, esfera pública e democracia, tendo como objeto de pesquisa os casos da região Nord-Pas-de-Calais, na França e do Centro-oeste, no Brasil, especificamente no Distrito Federal. No presente trabalho, a pesquisa se concentra sobre a performance de espaços de interações sociais baseados na atividade comunicativa, também designadas como rádios associativas, na França, e como rádios comunitárias, no Brasil.

Políticas de Comunicação: buscas teóricas e práticas

Buscas

Autores: Suzy Santos e Murilo César Ramos

Ano: 2007

Editora: São Paulo: Paulus

Resumo: O tema das Políticas de Comunicação, pela proximidade com as exigências da prática - como aliás é característico dos políticas sociais -, demanda crescentes precisão conceitual e esclarecimento teórico. Foi dessa constatação que nasceu o presente livro. Seus autores buscam, em cada capítulo, fazer avançar o aparato reflexivo tradicional de seu campo de estudo e pesquisa, analisando pertinências para a formulação de um corpus teórico-metodológico consistente e que contemple especificidades empíricas do cenário brasileiro das Políticas de Comunicação.

Estado e Comunicação

Estado

Autores: Murilo César Ramos e Nelia R. Del Bianco (Orgs)

Ano: 2007

Editora: Casa das Musas, Brasília, 240 p.

Resumo: Estado e Comunicação reúne alguns dos principais textos e palestras proferidas no Colóquio Internacional e no Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, eventos que integraram o XXIX do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em 2006 na capital do país. O mérito dessa coletânea está em trazer o debate do tema a partir do olhar de pesquisadores renomados de diferentes países: França, Espanha, Portugal e México, África do Sul e Brasil. A diversidade dos autores favoreceu a construção de um panorama atualizado da discussão sob aspectos cruciais como a construção de políticas públicas democráticas em tempos de liberalismo, a atuação de entidades reguladoras, o funcionamento de sistemas comunicacionais dos poderes instituídos e dos processos de controle dos fluxos informativos e de difusão cultural.

Classificação Indicativa no Brasil desafios e perspectivas

livros64px_thumb

Autores: Claudia Maria de Freitas Chagas José Eduardo Elias Romão Sayonara Leal

Ano: 2006

Editora: Brasilia: Ministerio da Justiça, 2006

Resumo: Livro abrange, de forma coerente e rigorosa, uma diversidade de conceitos, temas, problemas, argumentos e teorias localizados numa área relativamente recente de estudos, a classificação indicativa. Os autores desta coletânea discutem o tema polêmico da classificação sem recair em proposições moralistas e ideológicas. Trata-se de uma publicação interdisciplinar que pretende proporcionar compreensões distintas, embora complementares, sobre a classificação indicativa.