Objetivos

O LaPCom se apóia nos seguintes objetivos:

  • Assegurar à Linha de Pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura um ambiente permanente de pesquisa, ensino e extensão, por meio de bolsas de dedicação integral, com prioridade para a fixação no LaPCom de recém-doutore(a)s, doutorando(a)s e mestrando(a)s.
  • Possibilitar o desenvolvimento de programa de pesquisa para a Linha, sobre o tema: Bases Normativas de um Novo Modelo Institucional para a Comunicação no Brasil, por meio de projetos de pesquisa específicos, tanto no âmbito do LaPCom quanto no desenvolvimento de teses de Doutorado e dissertações de Mestrado.
  • Manter constante diálogo com os diversos atores sociais que participam das discussões sobre políticas democráticas de comunicação, além de colaborar com os fóruns e debates sobre o tema.
  • Aprofundar a relação acadêmico-científica com outras instituições nacionais de ensino e pesquisa.
  • Aprofundar a inserção da Linha de Pesquisa e do LaPCom nos círculos acadêmico-científicos internacionais, bem como nas redes sociais e acadêmicas, que tratam das políticas de comunicação, com destaque para a União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC), a Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), e a Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação (IAMCR).
  • Aperfeiçoar os instrumentos de divulgação institucional e científica da Linha de Pesquisa e do LaPCom.

 

Atividades

Pesquisa

O Laboratório desenvolve pesquisas comparativas, qualitativas e quantitativas sobre diversos aspectos das políticas de comunicação no Brasil e América Latina.

Ensino

Graduação

A equipe do LaPCom, integrada aos Departamentos de Audiovisual e Publicidade, e de Jornalismo, participa da oferta das seguintes disciplinas: Políticas de Comunicação, Legislação e Direito à Comunicação, e Comunicação Comunitária I e II.

Pós-Graduação

Como disciplinas obrigatórias, pesquisadores do LaPCom são responsáveis por: Políticas de Comunicação, Economia Política da Comunicação e Seminário de Linha de Pesquisa I e II.

Extensão

As atividades de extensão universitária realizadas pelo LaPCom, para além daquela nucleada pelas disciplinas de Comunicação Comunitária, têm dois eixos principais: a) o eixo da participação ativa no movimento social pela democratização da comunicação; e b) o eixo de eventos — debates, seminários, mesas-redondas e jornadas acadêmicas, abertos ao público externo à UnB.